
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Durante agenda oficial em Itabuna, no sul da Bahia, nesta quinta-feira (25), o ex-governador da Bahia e ex-ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o estado é atualmente o maior investidor em saúde pública do país. A declaração foi feita durante a inauguração de 42 novos leitos da Ala Francisco Ferreira, na Santa Casa de Misericórdia.
Ao destacar os investimentos realizados pelo Governo do Estado, Rui afirmou que a Bahia destina 15,6% da Receita Corrente Líquida para ações e serviços de saúde, percentual superior ao mínimo constitucional de 12% exigido dos estados brasileiros.
Segundo ele, esse esforço financeiro tem permitido ampliar a rede pública de atendimento, fortalecer hospitais filantrópicos e municipais e levar serviços especializados para diversas regiões do interior.
“Tenho orgulho de dizer que a Bahia lidera o país em investimentos na saúde pública. Mesmo sendo apenas o 16º estado em arrecadação, conseguimos investir acima do percentual mínimo exigido por lei, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde”, afirmou.
Rui Costa ressaltou ainda que a Bahia possui uma população semelhante à do estado do Rio de Janeiro, mas arrecada menos da metade dos recursos do estado fluminense, fator que, segundo ele, torna o volume de investimentos ainda mais significativo.
Durante o evento, Rui destacou a importância de Itabuna como um dos principais polos de saúde do interior baiano. De acordo com ele, o município consolidou uma estrutura de atendimento que atende pacientes de diversas cidades da região, resultado da parceria entre os governos federal, estadual, a Prefeitura de Itabuna e instituições filantrópicas.
Segundo o ex-governador, a cidade reúne atualmente uma rede de serviços considerada superior à de municípios maiores, como Feira de Santana e Vitória da Conquista.
Ao lado do prefeito Augusto Castro e de lideranças políticas da região, Rui também afirmou que a política de regionalização da saúde tem contribuído para descentralizar os atendimentos e reduzir a sobrecarga sobre os hospitais da cidade.
Entre os investimentos citados estão a construção do Hospital Regional Costa do Cacau, a implantação da Maternidade Regional de Ilhéus, a criação das Policlínicas Regionais, a ampliação do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e os sucessivos investimentos destinados à Santa Casa de Misericórdia, incluindo a entrega de um acelerador linear, um novo tomógrafo e, agora, dos 42 novos leitos.
Além da entrega da nova ala da Santa Casa, Rui Costa participou da inauguração do novo ambulatório do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e da requalificação da Feira do São Caetano, obras realizadas por meio de parceria entre o Governo da Bahia e a Prefeitura de Itabuna.
As agendas reforçaram os investimentos voltados à ampliação da infraestrutura de saúde e ao desenvolvimento urbano do município, considerado um dos principais centros regionais do estado.
Foto: Ailton Fernandes/ Divulgação