Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

PRODETER impulsiona a pecuária leiteira e mira crescimento de 20% na produção

O Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER) é uma estratégia do Banco do Nordeste para contribuir com o desenvolvimento territorial e local por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade e da cooperatividade nas atividades da sua área de atuação.

O Plano de Ação Territorial (PAT) Prodeter da atividade Bovinocultura de Leite do Território Médio Rio das Contas/Vale do Jiquiriçá – tem como objetivo aumentar a produtividade em 20% (vinte por cento) litros/vaca/dia, num período de dois anos, para 100 produtores dos municípios de Jequié, Manoel Vitorino, Boa Nova, Lafaiete Coutinho e Irajuba, e respeito ao meio ambiente. O programa foi lançado em 23/10/2025 no auditório da UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Jequié-BA e conta com diversos parceiros públicos e privados, além dos municípios integrantes do plano.

O programa tem uma metodologia própria, a qual preconiza reuniões trimestrais para monitoramento e avaliação, através do Comitê Gestor Territorial (CGT). A execução do plano teve início em maio de 2025, visando a realização das ações constantes do projeto. O agente de desenvolvimento Antônio Rodrigues dos Santos conta: “Neste primeiro ano foram feitas treze ações de difusão de tecnologia e uma de associativismo, tendo em vista a qualificação dos agentes econômicos da pecuária de leite do território, com foco em sanidade animal, reserva estratégica alimentar, ordenha, captação e armazenamento de água e uso racional de agrotóxico.

Os municípios contemplados foram: Jequié, Boa Nova, Lafaiete Coutinho e Manoel Vitorino”. Ele informou ainda que foram realizados financiamentos da ordem de R$2 milhões, pulverizados através de 56 agentes econômicos do PAT. Informou também que, até o dia 12 de dezembro/2025, no Território Médio Rio das Contas, o volume de recursos injetados na atividade foi do montante de R$8,17 milhões.

Almir Nunes – coordenador do CGT ressaltou: “O PAT/Prodeter/Leite vem desenvolvendo um importante trabalho no Território Médio Rio das Contas/Vale do Jiquiriçá, com uma forte parceria com as Instituições públicas e privadas, junto aos municípios integrantes do plano. O BNB, como indutor do desenvolvimento regional, vem animando o processo de desenvolvimento territorial junto à coordenação do Comitê Gestor Territorial (CGT)”. Ele disse que as ações do projeto estão acontecendo, com a participação dos parceiros envolvidos. Seja de capacitação ou de investimento.  Lembrou ainda que o mais novo parceiro a se integrar a este trabalho é o Programa Paul Singer da Economia Popular e Solidária do Governo Federal, que é coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Secretária Nacional da Economia Solidária (Senaes). Antônio dos Santos Araújo – gerente geral da agência de Jequié comentou: “O Prodeter foi lançado pelo Banco do Nordeste em 2016 e vem transformando a realidade dos municípios das regiões Nordeste, norte de Minas Gerais e Espírito Santos, através da difusão de tecnologia, capacitação, inovação e crédito acompanhado e orientado. Sinto-me feliz com o PAT do Leite patrocinado pela agência de Jequié. O projeto está tendo uma boa receptividade pelos agentes produtivos e parceiros. Parabenizo toda a coordenação do PAT e o colega Antônio Rodrigues que está desempenhando um belo trabalho à frente do projeto, com profissionalismo e dedicação”, enalteceu Araújo.

Deixe seu comentário: